Afeto - Associação de Famílias para o Bem Estar
Menina soprando flor no campo. Menino brincando com bola de sabão. Menina soprando borboleta.
Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo
Uma Borboleta em uma Flor

A Afeto Portfólio

De 2003 a 2008:

Uma vez por ano, trouxemos o psiquiatra Dr. Miguel Angel Garcia Couto: Titular de La Cátedra de Psicopatología Infantil - UP, Investigador de la Universidad de Palermo, diretor do Centro de Investigação de desenvolvimento psiquitoneurológico, Magister en Psicología Cognitiva - UP.

A vinda do psiquiatra possibilitou a capacitação de profissionais para o atendimento especializado do autismo. A falta de conhecimento aqui em Recife era grande, desde o diagnostico até o tratamento. A vinda de um psiquiatra com especialidade em autismo, Dr Miguel, alterou este cenário , neuros e pediatras se interessaram a estudar a síndrome. O autismo começou assim a ser visto dentro de sua complexidade. Tal movimento tomou força com a adoção da ONU para a conscientização da gravidade da síndrome. Surgiram novos grupos de pais buscando o conhecimento o tratamento de seus filhos.

Em 2005:

Realizamos o I Ciclo de Palestras em nossa cidade (Recife-PE), no auditório da UFPE. Tema “Autismo - O que fazer?”. Tratamos das diversas possibilidades terapêuticas e sobre e inclusão.

Em 2007:

Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) o dia para a conscientização acerca dessa questão, definindo assim o dia 02 de abril como O Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Neste dia monumentos do mundo todo são iluminados na cor azul, alertando ao mundo sobre a gravidade da sindrome. O olhar da ONU para a síndrome nos fortaleceu e nos deu respaldo para as nossas novas ações.

Em 2010:

Em 2010, quando o Brasil entrou na campanha mundial, começamos a participar do movimento, mobilizamos a imprensa.

Em Outubro do mesmo ano fomos convidados para compor o quadro da ABRA (Associação Brasileira de Autismo).

Em 2011:

1ª Caminhada do dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Realizamos a 1ª Caminhada do dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A caminhada tem inicio no Parque da Jaqueira e encera no Museu do Estado de PE, com a contagem regressiva para a iluminação do nosso museu na cor azul às 18h, fazendo parte da corrente mundial, onde grandes monumentos são iluminados nesta hora e data.

De 22 a 23 de Novembro participamos da Campanha Nacional pela Assistência e pelos Direitos da Pessoa com Autismo. Realizado pela AMA (São Paulo), o evento reuniu associações de autismo do Brasil todo.

Em 2012:

2ª Caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Em 07 de Abril nos unimos novamente à AMA (São Paulo) na Campanha Nacional pela Assistência e pelos Direitos da Pessoa Com Autismo e, já em Novembro, no XVII Encontro de Amigos pelo Autismo onde várias associações do Brasil compareceram.

De 12 a 13 de Novembro fizemos um Workshop de Comunicação Facilitada. As ministrantes convidadas foram: Fernanda Orsati - Psicóloga da Syracuse University (USA) e Marilyn Chadwick - Fonoaudióloga da clínica Body Works em Syracuse (EUA). Este evento foi realizado no auditório da UFPE.

De 22 a 23 de Novembro a AFETO trouxe para Recife pela primeira vez a 16ª Jornada Regional de Autismo e 1ª Jornada Nacional de Autismo, um dos eventos mais antigos e importante do país com este tema.

16ª Jornada Regional de Autismo e 1ª Jornada Nacional de Autismo

A Jornada mexeu com todo o Estado, fazendo assim os profissionais da área de saúde, educadores, terapeutas, familiares e envolvidos com a síndrome, pensar e rever nosso tratar dos autista.

A equipe de palestrantes foi composta por grandes estudiosos do meio acadêmico nesta matéria com fama internacional e participação de representantes do ministério publico e saúde.

A Jornada nos possibilitou um contato direto com a California State University em Sacramento, um dos maiores centros de pesquisa e atendimento para o autismo, que resultou num convênio desta com a Universidade Federal de Pernambuco, financiado pela FACEPE , institucionalizando assim todo o aprendizado necessário para o tratamento continuo e qualificado dos profissionais que trabalham neste seguimento.

Em 03 de Dezembro a AFETO foi convidada pelo Ministério da Saúde para particpipar da Convenção Nacional de Deficiência, realizada em Brasília/DF, representando também a ABRA, dando assim sua contribuição em um momento tão decisivo para a definição dos direitos dos autistas.

"Só existem dois dias do ano em que nada pode ser feito, o dia de ontem e o dia de amanhã. Portanto, hoje é o dia certo. Sonhe, acredite e, principalmente, FAÇA!" - Dalai Lama

Em 2013:

Workshops Voltados aos Distúrbios de Desenvolvimento.

Em Julho de 2013 Recife foi premiada com a volta do Dr. Caio Miguel, considerado um dos maiores nomes nos EUA nos quesitos: tratamento e estudo do autismo. Além de ministrar o curso nosso curso o Dr. Caio veio selar o convênio da UFPE com a Universidade da Califórnia, um dos maiores centros de pesquisa e atendimento para a pessoa autista.

O objetivo dessa ligação é que, em 2015, nossa universidade possa evoluir no que se refere à análise e cuidados com a doença, criando inclusive um departamento de Psicologia específico para este assunto.

Alimentação e Comportamento vs. Autismo

Seletividade e recusa alimentar são problemas comuns em pessoas com autismo e o tratamento para esses problemas tem apresentado ótimos resultados. Este curso, portanto, apresentou diversas estratégias para (re)estabelecer o comportamento de comer para os mais variados tipos de seletividade e níveis de recusa alimentar de forma simples e prática.

Nesta oportunidade também orientamos os participantes a respeito de como lidar com as questões comportamentais de pessoas com autismo.

Livro "Retratos do Autismo no Brasil"

Em parceria com a AMA-SP, a Afeto participou na elaboração e lançamento do livro "Retratos do Autismo no Brasil", que trouxe ampla discussão e estudo sobre o assunto.

Third Global Forum on Human Resources for Health 2013

Objetivando manter-se sempre à frente e atualizada, em 2013 a Afeto também participou do Third Global Forum on Human Resources for Health, uma das maiores conferências mundiais para se discutir sobre saúde e o tratamento de pessoas com necessidades especiais, incluindo o autismo. A conferência aconteceu nos dias 10, 11, 12 e 13 de Novembro de 2013, no Recife.

“Posso admitir que o deficiente seja vítima do destino! Porém não posso admitir que seja vítima da indiferença!” - John Kennedy