2003 a 2008

wave

Uma vez por ano, trouxemos o psiquiatra Dr. Miguel Angel Garcia Couto: Titular de La Cátedra de Psicopatología Infantil – UP, Investigador de la Universidad de Palermo, diretor do Centro de Investigação de desenvolvimento psiquitoneurológico, Magister en Psicología Cognitiva – UP.

A vinda do psiquiatra possibilitou a capacitação de profissionais para o atendimento especializado do autismo. A falta de conhecimento aqui em Recife era grande, desde o diagnostico até o tratamento. A vinda de um psiquiatra com especialidade em autismo, Dr Miguel, alterou este cenário , neuros e pediatras se interessaram a estudar a síndrome.

O autismo começou assim a ser visto dentro de sua complexidade. Tal movimento tomou força com a adoção da ONU para a conscientização da gravidade da síndrome. Surgiram novos grupos de pais buscando o conhecimento o tratamento de seus filhos.

waves

Realizamos o I Ciclo de Palestras em nossa cidade (Recife-PE), no auditório da UFPE. Tema “Autismo – O que fazer?”. Tratamos das diversas possibilidades terapêuticas e sobre e inclusão.

wave

Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) o dia para a conscientização acerca dessa questão, definindo assim o dia 02 de abril como O Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Neste dia monumentos do mundo todo são iluminados na cor azul, alertando ao mundo sobre a gravidade da sindrome. O olhar da ONU para a síndrome nos fortaleceu e nos deu respaldo para as nossas novas ações.

waves

Em 2010, quando o Brasil entrou na campanha mundial, começamos a participar do movimento, mobilizamos a imprensa. Em Outubro do mesmo ano fomos convidados para compor o quadro da ABRA (Associação Brasileira de Autismo).

wave

Realizamos a 1ª Caminhada do dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A caminhada tem inicio no Parque da Jaqueira e encera no Museu do Estado de PE, com a contagem regressiva para a iluminação do nosso museu na cor azul às 18h, fazendo parte da corrente mundial, onde grandes monumentos são iluminados nesta hora e data.

De 22 a 23 de Novembro participamos da Campanha Nacional pela Assistência e pelos Direitos da Pessoa com Autismo. Realizado pela AMA (São Paulo), o evento reuniu associações de autismo do Brasil todo.

caminhada

waves

Realizamos a 2ª edição da Caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nos unimos novamente à AMA (São Paulo) na Campanha Nacional pela Assistência e pelos Direitos da Pessoa Com Autismo e no XVII Encontro de Amigos pelo Autismo onde várias associações do Brasil compareceram.

Realizamos um Workshop de Comunicação Facilitada. As ministrantes convidadas foram: Fernanda Orsati – Psicóloga da Syracuse University (USA) e Marilyn Chadwick – Fonoaudióloga da clínica Body Works em Syracuse (EUA). Este evento foi realizado no auditório da UFPE. Trouxemos para Recife pela primeira vez a 16ª Jornada Regional de Autismo e 1ª Jornada Nacional de Autismo, um dos eventos mais antigos e importante do país com este tema.

A Jornada mexeu com todo o Estado, fazendo assim os profissionais da área de saúde, educadores, terapeutas, familiares e envolvidos com a síndrome, pensar e rever nosso tratar dos autista. Ela nos possibilitou um contato direto com a California State University em Sacramento, um dos maiores centros de pesquisa e atendimento para o autismo, que resultou num convênio desta com a Universidade Federal de Pernambuco, financiado pela FACEPE, institucionalizando assim todo o aprendizado necessário para o tratamento continuo e qualificado dos profissionais que trabalham neste seguimento.

Em Dezembro a AFETO foi convidada pelo Ministério da Saúde para particpipar da Convenção Nacional de Deficiência, realizada em Brasília/DF, representando também a ABRA, dando assim sua contribuição em um momento tão decisivo para a definição dos direitos dos autistas.

wave

Em Julho de 2013 Recife foi premiada com a volta do Dr. Caio Miguel, considerado um dos maiores nomes nos EUA nos quesitos: tratamento e estudo do autismo. Além de ministrar o curso nosso curso o Dr. Caio veio selar o convênio da UFPE com a Universidade da Califórnia, um dos maiores centros de pesquisa e atendimento para a pessoa autista.

Ministramos um curso abordando Seletividade e recusa alimentar, que são problemas comuns em pessoas com autismo e o tratamento para esses problemas.

Em parceria com a AMA-SP, a Afeto participou na elaboração e lançamento do livro “Retratos do Autismo no Brasil”, que trouxe ampla discussão e estudo sobre o assunto.

Objetivando manter-se sempre à frente e atualizada, em 2013 a Afeto também participou do Third Global Forum on Human Resources for Health, uma das maiores conferências mundiais para se discutir sobre saúde e o tratamento de pessoas com necessidades especiais, incluindo o autismo.

whito

Telefone: (81)9801-3732